Será enviado para o seu e-mail de cadastro as transações contestadas, com a categoria em que elas foram abertas pelo banco.
Para seguir com a defesa, é necessário comprovar, por documentos, que está tudo certo com a venda, e que o motivo alegado pelo portador ou banco está equivocado. A documentação precisa ser o mais completa possível e compatível com a contestação, como seguem alguns exemplos abaixo.
Para categoria de fraude:
- Prova do vínculo entre o comprador e o portador do cartão
- Comprovante de venda e entrega da mercadoria ou serviço
- Dados do comprador
- Autorização de débito assinada
Para categoria de desacordo comercial:
- Prova da entrega do produto ou prestação de serviço mencionado
- Evidências de que o portador utilizou o serviço ou produto
- Prova que o cancelamento não é aplicável, conforme política apresentada ao portador, ou refutação de que é necessária a devolução da mercadoria
- Política de cancelamento / Termo de adesão / Termo de uso / Contrato
- Evidência de que a transação foi cancelada, que o cancelamento não se aplica ou que um valor parcial é devido
- Nota fiscal ou documento com descrição dos produtos, ou serviços comprados e entregues
Para categoria de erro de processamento:
- Prova de que o valor cobrado está correto (nota fiscal)
- Para processamento duplicado: evidências de que ambas as transações são legítimas (notas fiscais)
Observações importantes
- Os documentos devem ser encaminhados em um único arquivo para o e-mail contato@click2pay.com.br
- O nome do arquivo deve ser o ID da transação (outros nomes não são aceitos)
- Para chargebacks de fraude, é necessário apresentar uma documentação que relacione o nome informado na coluna “Mensagem Emissor” com o nome do comprador. Quando esse campo estiver em branco, poderá ser enviado os documentos para o próprio banco verificar
- Os arquivos precisam estar no formato PDF ou TIF. Documentos fora do formato são rejeitados pelas bandeiras
- Observar o tamanho dos documentos. É permitido apenas um arquivo por transação.
- O tamanho total do documento não deve ultrapassar 7MB
- Resolução: 200 x 200 dpi
- Para formato TIF, caso tenha mais de uma página, será necessário formatá-lo com multi-páginas
- Para formato PDF, o arquivo poderá conter até 10 páginas
- Todas as páginas deverão estar no formato vertical
- Arquivos em preto e branco possuem melhor nitidez - O prazo de retorno para envio dos documentos é de até 5 dias corridos, considerando a data de emissão do e-mail. Após este prazo não é possível efetuar a defesa. No 6° dia a transação tem o status alterado para chargeback, mesmo que os documentos tenham sido apresentados. Após 120 dias é possível identificar se houve alteração de status da transação. Caso o banco, após análise dos documentos, entenda que a transação foi concretizada como chargeback, o status permanecerá o mesmo na visualização no Dashboard. Caso contrário, a transação volta para status de sucesso e o valor é devolvido ao Estabelecimento Comercial.
Lembrando que é possível visualizar as transações em disputa diretamente no Dashboard.